Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

História do Município

por Interlegis — última modificação 20/05/2021 10h21

História da Cidade

Antes distrito de Miraí...

O município de São Sebastião da Vargem Alegre foi criado em 21 de dezembro de 1995 por meio da Lei Estadual nº 12.030. Mas, para ocorrer a emancipação, foi antes realizado um plebiscito em 22 de outubro daquele ano. Votaram 1.210 pessoas. A emancipação foi aprovada por maioria absoluta de 81,8 por cento dos eleitores que compareceram a urna do plebiscito. O SIM obteve 990 votos e o NÃO apenas 177 votos. Do total, 23 pessoas votaram em branco e 20 anularam seu voto. A aprovação da emancipação foi recebida com festa e carreata pelas ruas de São Sebastião da Vargem Alegre.

Antes distrito de Miraí...

Aconteceu em 3 de outubro de 1996, tendo sido eleitos para prefeito José Alves Duarte e vice Manoel José Ribeiro, mais conhecido como Mané do Dico. A chapa vencedora do PFL obteve 1.131 votos, o que represtou 59,6 por cento dos votos válidos. Para vereadores, o povo escolheu: Adão José de Oliveira, Adelcio Julião Machado, Amarildo Pedrosa, Eloiz Masse, Gerson Ribeiro de Souza, Hélcio do Carmo Veríssimo, Marcelo Renato Vieira, Milton Rosa de Oliveira e Rosangela Bazote. A reunião de instalação da primeira Câmara Legislativa Municipal foi em 1º de janeiro de 1997, em sessão realizada ás 14 horas no galpão da Cooperativa dos Produtores de São Sebastião da Vargem Alegre, local improvisado, uma vez que a Câmara ainda não dispunha de uma sede. Rosangela Bazote foi eleita a primeira presidente do Legislativo Municipal. Logo após a sua instalação, a Câmara realizou outra sessão para empossar o prefeito e o vice-prefeito eleitos. José Alves Duarte governou São Sebastião até o ano de 2000, sendo substituído em seguida por Eloiz Massi, do PMDB, que foi prefeito no período de 2001 a 2004. Em 2005, José Alves Duarte voltou a ocupar o cargo de prefeito pelo PFL, sendo novamente sucedido em 2009 por Eloiz Massi, desta vez pelo PDT, que em 2012 foi reeleito, mas foi afastado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

A primeira eleição municipal...

Índios Coroados

Interinamente, assumiu o cargo a presidente da Câmara Municipal, vereadora Sandra Aparecida Gonzaga de Oliveira, PDT. No dia 6 de abril de 2014, ocorreu a nova eleição para o Poder Executivo Municipal, sendo eleitos Claudiomir Jose Martins Veira, do PMDB, como prefeito, e José Antônio Alves Duarte, do PSDB, como vice, para um mandato até dezembro de 2016. Mas, voltando no tempo, antes da chegada dos colonizadores, a região de São Sebastião da Vargem Alegre era habitada pelos índios "coroados", que ficaram assim conhecidos devido ao corte de cabelo que faziam semelhante a uma coroa no alto da cabeça. Eles se estendiam por diversas regiões do sudeste brasileiro. Por volta de 1903, acontece finalmente o marco inicial da história propriamente dita do surgimento de São Sebastião da Vargem Alegre. A chegada da família de Manoel Rodrigues da Silva, que adquiriu um sítio de 15 alqueires de terras de café. Na época, não era ainda sequer um vilarejo.

Índios Coroados

A casa que o sr. Manoel construiu foi a primeira a existir no local. Não havia estrada. O acesso era apenas por trilhos. Um ano depois de se estabelecer em seu rancho, sr. Manoel mandou construiu um cruzeiro e uma igrejinha de pau-a-pique, de cumieira e forro de esteira. Era toda pintada de branco com capacidade para 50 pessoas. Daí para frente começou a formação do vilarejo que logo ficou conhecido como Caatinga, nome de um capim abundante na suas pastagens, e também por Vargem Alegre, devido as rodas de viola que os tropeiros que por aqui passavam faziam para animar a noite em um rancho de sapé que acampavam nos arredores onde hoje é o campo de futebol da cidade. E o nome São Sebastião foi em homenagem ao santo padroeiro da cidade.

A primeira casa...

Manoel Rodrigues da Silva...

A casa do Sr. Manoel era um sobrado, onde no andar de cima residia a família e no de baixo um armazém. Pouco depois, com seu espírito empreendedor, Manoel Rodrigues da Silva construiu também uma máquina de beneficiar café, gerando um grande movimento no local. Daí para frente São Sebastião só foi crescendo. Em 1910, a família de Manoel Rodrigues da Silva se mudou, por motivo desconhecido. O novo proprietário foi um homem também notável na história do município, o sr. Antônio Alves, pai de José Alves Duarte. Agora ficou fácil deduzir que a casa do sr. Manoel Rodrigues é a mesma em que José Alves Duarte viveu durante toda a sua vida em São Sebastião da Vargem Alegre. E a igreja, embora reformada, é a mesma situada em frente ao sobrado da família Alves Duarte.

Manoel Rodrigues da Silva...

 

  • Uma das casas mais antigas da cidade é a do sr. José Costa Lanes, depois vendida a Antônio Masse das Neves, que colocou a primeira farmácia do lugarejo
  • A primeira padaria pertenceu ao sr. Antônio Portela
  • O primeiro carro que surgiu na cidade foi do rr. Antônio Mazzini, um Ford 29
  • O primeiro ônibus tinha o apelido de "perua" e era de propriedade do sr. Carlos Líbano de Andrade, que fazia o coletivo para Miraí
  • Em 1920 uma forte tempestade desmoronou a igrejinha de pau-a-pique construída por sr. Manoel Rodrigues da Silva. Mas uma nova igreja foi erguida, desta vez construída pelo sr. Antônio Carlos de Almeida Dutra, proprietírio da Fazenda Côrrego do Mello
  • A energia elétrica só chegou na década de 50 surgiu através do então prefeito de Miraí, dr. Abraço Osta, com apoio do rr. Affonso Alves Pereira, dono da Empreza Industrial Mirahy, distribuidora de energia elétrica na época, e com a colaboração local de Antônio Alves, Rui Alves e João de Souza Lima
  • Nesta mesma época existia uma única linha telefônica aos cuidados do sr. Sebastião Miranda Resende, conhecido como "Tatãozinho"
  • A primeira professora de São Sebastião foi dona Ana Ramos Duarte. As aulas eram ministradas numa casa velha que existia em frente é máquina de café que pertencia ao sr. Gentil
  • Em 1º de janeiro de 1948, foi fundada a primeira escola em São Sebastião da Vargem Alegre, a "Escola Municipal Fernando Peixoto", localizada na comunidade de água Espalhada (zona rural). Foi construída em um terreno doado pela família Peixoto, por isso a origem do nome Fernando Peixoto, um antigo proprietário do terreno, na época já falecido

 

Curiosidades da história de São Sebastião da Vargem Alegre

 

 

  • A Praça José Honorato de Almeida foi inaugurada no ano de 1982, projeto do vereador Lioyd Martins Guedes na Cãmara Municipal de Miraí.
Em 17 de setembro de 1999 foi inaugurada a Biblioteca Municipal Professora Emília Souza Rodrigues Pires. A homenagem foi mais do que merecida, pois, embora leiga, dona Emília dedicou a maior parte de sua vida á educação, ensinando e alfabetizando crianças e adultos.
  • O território de São Sebastião da Vargem Alegre ocupa uma das menores áreas de Minas Gerais: 74 km² cortado por serras e banhado pelo rio Preto.
  • As datas festivas do município são o dia 14 de setembro, quando comemora-se a Festa do Jubileu da água Santa, e o dia 21 de dezembro, celebrando a festa de fundação do município.
  • A igreja matriz leva o nome do padroeiro da cidade: São Sebastião.
  • O nome do município, São Sebastião da Vargem Alegre, junto com São Francisco de Assis do Piauí, possui o nome mais longo entre os mais de cinco mil municípios brasileiros. São ao todo 26 letras.

 

 
Acesso à Informação

Mídias Sociais

Facebook Twitter Linkedin Youtube Flickr

Pesquisa de Opinião

Gostou do novo site?

Sim, gostei
Não gostei
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 29
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo